quarta-feira, 28 de junho de 2006

Mambo




Parecem balas Soft! Muito legais e acho que são ser super confortáveis.
Criação dos designers italianos Claudio Dondoli e Marco Pocci do Studio Archirivolto.

Material: Plástico, polypropyleno e metal
Preço: na Topdeq por US$795 (poltrona) and US$248 (banco)

terça-feira, 27 de junho de 2006

Mario Botta


O arquiteto suíço Mario Botta, autor da reforma do teatro La Scala, em Milão, criou uma linha de espelhos composta por pétalas de madeira. A estrutura não é fixa e pode ser variada de acordo com o gosto de cada um.

Brasília - Bagdá

Olha que lindas essas fotos da nova coleção da loja de móveis italiana Edra.





A mesa Brasília, dos Irmãos Campana, segue a linha da cadeira favela. Os tampos das peças são realizados com pedaços de espelhos, cortados um a um, de desenhos e tamanhos irregulares. Juntos eles formam um mosaico de reflexos. Os pés são de alumínio.




A Nova Bagdá é uma mesa que segue o plano urbanístico da capital do Iraque. A idéia foi do arquiteto Erzi Taraz. Ele reuniu uma série de pedaços de alumínio de tamanhos e formas diferentes e os juntou no que seriam as margens dos dois lados do rio Tigre. O resultado é um grande mosaico que simboliza a convivência e a tolerância entre os homens.

Alexandre Órion







Essas imagens não são montagens, fazem parte da mostra Metabiótica do fotógrafo Alexandre Órion, que está em cartaz até o dia 18 de julho na Pinacoteca do estado de SP. A mostra utiliza elementos pictóricos pensados e produzidos para provocar situações a serem fotografadas.

"A sociedade existe, a imagem a funda.
A imagem existe, a sociedade afunda."

quarta-feira, 21 de junho de 2006

O Design em foco

Abriu na terça feira a 1.ª Bienal Brasileira de Design, em São Paulo. Serão expostas cerca de 600 peças de design de produto e de comunicação, em um espaço de 8.000 metros quadrados, ocupando todos os andares da Oca, no Parque do Ibirapuera e abordando tanto aspectos históricos da formação do design como a contemporaneidade.

"O Brasil sabe fazer design", o brasileiro tem maturidade nesse ramo, como diz Joice Joppert Leal, uma das curadoras. Há três anos o Ministério do Desenvolvimento vem maturando a idéia de realizar esse evento como uma ampla vitrine da produção brasileira - e, claro, uma das idéias principais é impulsionar ainda mais a imagem do design nacional para o mercado exterior. Mas é também uma oportunidade para o próprio público daqui, interessado, conhecer os produtos brasileiros e sua história. "O objetivo é o de que esta bienal seja um projeto contínuo", diz Joice.

A exposição começa no piso térreo da Oca com a mostra Nosso Saber Fazer, que apresenta as origens do design brasileiro desde as criações realizadas pelos índios, passando pelas culturas cabocla e pelo artesanal produzido nos dias atuais. "Estão reunidos objetos da casa e do corpo: há bolsas, mobiliário, lamparinas, moringas", enumera Joice. Ela cita como um curioso exemplo desse módulo um conjunto de panelas pertencentes à cultura marajoara, à cultura caipira e as que são produzidas atualmente no Espírito Santo - são objetos que, de forma despretensiosa, não deixam de ser ícones da originalidade do brasileiro.

No mesmo piso, está a exposição Um Olhar sobre a História do Design Brasileiro, que começa a ser contada a partir de registros das ações de uma personalidade ilustre, Ruy Barbosa, que no século 19 tinha já "uma preocupação com o design", queria criar no Brasil o curso de "desenho de produtos", como conta a curadora. Depois, a mostra segue pontuando criações década a década, até o ano 2000, sempre com destaque para o design de cadeiras e poltronas, produto forte. "A história do design no Brasil é recente, a primeira escola surge no Rio na década de 1960. Até esse período e ainda depois eram os arquitetos que faziam os produtos para ocupar as casas que eles projetavam e, assim, o mobiliário foi ganhando destaque", diz Joice. Ela também cita a indústria automobilística que ganhou impulso a partir da década de 1950, com o Plano de Metas de JK - carros de época estão lá na Oca.

A 1ª Bienal ainda se completa com mais outras duas mostras. No primeiro andar do prédio, está uma exposição que se dedica a apresentar produtos de grandes nomes do design atual e tecnologia, com curadoria de Marili Brandão; e, no segundo andar, uma mostra como homenagem à francesa Charlotte Perriand.

Já no Memorial da América Latina ocorre a 8ª Bienal Brasileira de Design Gráfico com mais de 40 produtos selecionados, entre publicações, embalagens, marcas, sites, cartazes e animações. A mostra, realizada pela Associação dos Designers Gráficos do Brasil, está dividida em núcleos, com curadoria dos designers André Stolarski, Bruno Porto, Fernanda Martins e Marco Aurélio Kato.

Mais detalhes:

1.ª Bienal Brasileira de Design. Oca. Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n.º, Pq. do Ibirapuera, 5572-5531. 3.ª a dom., 10 h às 21 h. Grátis. Até 06 de agosto.

8.ª Bienal Brasileira de Design Gráfico. Memorial da América Latina/Galeria Marta Traba. Rua Auro Soares de Moura Andrade, 664, metrô Barra Funda, 3823-4600. 3.ªa 6.ª, 9 h às 20 h (sáb. e dom., até 18 h). Grátis. Até 23 de julho.

(via: Folha de São Paulo e Estadão, dica enviada por Gustavo Nóbrega)

segunda-feira, 19 de junho de 2006

Caneta do ano 2006



Uma caneta tinteiro de tamanho magnum recoberta de materiais raros e exclusivos e produzida por apenas 12 meses com tiragem limitada. Esse é o principio de uma série de atributos para a Caneta do Ano da coleção Graf von Faber-Castell, que a cada ano se diferencia em uma homenagem aos amantes da escrita. A madeira Snakewood, o Âmbar e o Galuchat foram os primeiros materiais escolhidos para a série "Canetas do Ano" Graf von Faber-Castell, que para 2006 traz a fascinante combinação do marfim fossilizado de mamute bege com a beleza negra do ébano.



Para encontrar o melhor marfim de mamute, expedições foram à costa do oceano Asiático na Sibéria. Congelado no gelo puro, o marfim ficou preservado durante anos e pode ser extraído somente durante o curto verão Siberiano. Sua extração é autorizada através de uma licença concedida após uma rigorosa avaliação científica..
Após milhares de anos enterrado no gelo o marfim absorveu muita umidade e para secá-lo é necessário um período de 3 a 5 anos para somente então poder cortar, polir e lustrar.

Esse precioso instrumento de escrita tomou forma através das mãos do artesão Jurgen Schott, um grande mestre da associação dos escultores em marfim, em Odenwald, região próxima a Heidelberg. O brilhante trabalho de marchetaria onde pequenas lâminas de marfim são colocadas dentro de uma estrutura de ébano leva a assinatura deste mestre-artesão, o que atesta a autenticidade desta perfeita obra de arte.

A pena da caneta é feita à mão em ouro bicolor 18 quilates, como exige a tradição das verdadeiras canetas-tinteiro. Cada caneta é individualmente numerada e embalada numa exclusiva caixa de madeira também na cor marfim.

Nem tive coragem de ver o preço dessa belezinha.

domingo, 18 de junho de 2006

Chiocciola Shower


Estava navegando pela internet quando me deparo com um comentário da loja da Moss e o belo Chiocciola Shower: um gabinete de banho feito em acrílico, resina e quartzo, projetado pela equipe da italiana Agape. Criativo, ainda que não possa ser usado em qualquer lugar. E com conceito diferente que pode ser aplicado a outros objetos/ambientes que necessitam de privacidade, mas não isolamento total.

E sem dúvida exemplifica bem o tipo de produto que a Moss seleciona para seu público. (via: casa com design)

Beverage Cozies



Produto criativo: Essa capas de neoprene costurado, além de facilitar o manuseio de latas e garrafas, ainda ajudam a manter o líquido gelado. Com fecho prático para facilitar a colocação, disponível em formatos para champanhe (U$19,50 cada), vinho (idem), longneck (U$ 24,50 com 4 unidades) e latinhas (idem ultima), na Frontgate.

quarta-feira, 14 de junho de 2006

Electrici-tree



Criado pelo designer Vahakn Matossian, o Electrici-tree é uma extensão elétrica de borracha inspirada em galhos de árvore. Ele tem imãs na parte traseira de cada tomada o que permite que seja fixado em qualquer superfície metálica.
Eu, que odeio e estou sempre tentando esconder aquele mundareo de fios e filtros de linha, adorei!

segunda-feira, 12 de junho de 2006

Afrescos da Adidas?



Post veloz, mais publicitário do que de design, mas ainda assim curioso e interessante: Afrescos no melhor estilo "capela sistina", no teto da estação de colonia na Alemanha, da Adidas. Mistura de arquitetura, arte e publicidade. Porque o que anda em alta é provocar impacto!

sexta-feira, 9 de junho de 2006

[Nota] Umbra/Pratt Design Competition

Um adendo ao post sobre a Umbra/Pratt Design Competition (que acaba de ser atualizado!).

Hoje recebi a imagem do segundo lugar, diretamente do designer Kenzan Tsutakawa-Chinn.
Na ocasião do post, fiquei devendo pois nenhuma das imagens era próxima o suficiente pra mostrar as Bling Lights, uma coleção de jóias emolduradas em resina que são, na verdade, luminárias.



Fica o agradecimento a Kenzan pelo envio!

80 South Street Tower



A Notícia não é das mais novas, mas devido a proporção, vale a pena falar a respeito.
Em abril começaram as vendas dos 10 apartamentos megaluxuosos dessa que promete ser uma das obras mais marcantes do ano.

Projeto do arquiteto e engenheiro espanhol Santiago Calatravra - o primeiro dele residencial nos Estados Unidos - esta torre com cerca de 300 metros de altura desafia a gravidade.

A estrutura consiste em um eixo central, maciço que abriga as circulações e instalações, e 12 cubos empilhados alternadamente, 2 comerciais e 10 residenciais, ligados por uma estrutura metálica. A fundação deve chegar a 60 metros de profundidade.

Cada apartamento é quatruplex, com cerca de 1000 m² de área, um elevador interno particular e terraço com piscina (sobre o cubo inferior) . O valor varia, em planta, entre 29 e 45 milhões de dólares, e ainda tem várias unidades!

Maiores informações no site oficial do empreendimento

Subsonic Chair



Depois da Rumble Seat, mais um lançamento de mobiliário eletrônico: A Subsonic Chair, desenhada exclusivamente para a geração de gamers.

A cadeira adiciona uma nova dimensão aos jogos online quando o som é amplificado a 300 watt, com dois subwoofers de 12 polegadas, dois altofalantes médios e dois agudos. Com cores vivas e design maluco, que permite literalmente vibrar com a experiência

Designer: John Greg Ball (via: designtruc)

quinta-feira, 8 de junho de 2006

Grife customizada



Acaba de nascer, em São Paulo, uma loja aos moldes europeus. A TUA, nos Jardins, será um espaço no qual o cliente poderá customizar as suas roupas no momento da compra. Ou seja, dará um toque personalizado aos trajes, tênis e bonés de grife. Basta comprar a peça e um artista plástico dará o tom que o cliente pedir. Enquanto espera o acessório ficar pronto, pode-se apreciar drinques elaborados com a vodka Grey Goose em um lounge moderno. Será, definitivamente, o point da turma descolada. Informações pelo telefone (11) 3086 0656

Via revista Isto é Dinheiro.

F50 Tunit



Esse lançamento da Adidas permite que os jogadores customizem, adaptem e variem suas chuteiras de acordo com o tempo, gramado e estilo pessoal. A F50 TUNIT é facilmente montada com três componentes intercambiáveis: o corpo, a sola e as travas. Cada componente é produzido em vários estilos e funções. Simplismente misturando as peças cada jogador pode construir seu próprio modelo.



Para a Copa foram desenvolvidas 32 versões nas cores das seleções. No Brasil, quem vai calça-la é o meia Zé Roberto, titular de Parreira.

quarta-feira, 7 de junho de 2006

Pacotes com história



Embalagens de produtos que há anos fazem parte da vida dos brasileiros têm sua história contada no recém lançado "História da Embalagem no Brasil". Com 400 imagens de diversos acervos, a obra mostra a evolução do design desde o início do século XX até a atualidade. A edição (256 páginas, R$95,00) é uma iniciativa da Associação Brasileira de Embalagens com textos dos jornalistas Pedro Cavalcanti e Carmo Chagas.
Via revista Isto é Dinheiro.

terça-feira, 6 de junho de 2006

O mundo acabou!



O jornalista Alberto Villas está lançando essa semana “ O mundo acabou!”, o livro conta como a economia moderna e a globalização enterraram produtos que fizeram parte das nossas vidas. Alguns deles:



Enciclopédia
quem matou: “o Google, done de 43% dos 6,6 bilhões de buscas mensais apenas nos Estados Unidos, e a Wikipedia, a “enciclopédia aberta” que virou mania universal na internet.”

Ficha de telefone
quem matou: “o celular, por meio dele fala-se de qualquer lugar, a qualquer hora, sem ficha ou cartão. No Brasil, 4,7 a cada 10 pessoas tem telefone móvel.”

Escola de datilografia
quem matou: "o PC, lançado em 1981 pela IBM, e que hoje está em mais de 900 milhões de casas em todo o mundo. No Brasil, atualmente, há 19,3 milhões de micros."

Via revista Isto é Dinheiro

segunda-feira, 5 de junho de 2006

[Eu Quero!] Bobueno

A nova sensação aqui em São Paulo e principalmente na Abril, é o BOBUENO: um boneco tipo João-bobo para ser usado durante a Copa. Se os jogadores fizerem bobagem ou, principalmente, quando aquele famoso locutor proferir alguma de suas pérolas, o Bobueno poderá ser usado como uma válvula de escape para sua raiva.

Pode bater com vontade, ele já vem com o olho roxo! E mais. Ele volta para mesma posição para apanhar mais e mais! Totalmente pronto para receber quaisquer agressões físicas, Bobueno é impermeável à cerveja e não arreda nem ao xingamento mais xulo!!!
O boneco, fetiche do momento, custa R$ 10 mais despesas de envio (Grande São Paulo). O lucro será TOTALMENTE revertido em bebidas durante os jogos da Copa do Mundo.
Posso comprar o Bobueno em lojas? Não. Nem em camelôs. Nem no Promocenter. Nem na 25 de março. Nem na Daslu. Envie um e-mail para bobueno@yahoo.com.br.

Mas corre: só foram produzidas 500 unidades e pelo que soube, já está acabando. Ah! E ainda tem o vídeo promocional.

Beverage Bobber Floating Cooler



Mais uma caixa de gelo, dessa vez pra manter os drinks gelados enquanto fluta na piscina. ele pesa em torno de 3 kilis e tem uma alça própria pra carregar.
Comporta até uma dúzia de garrafas ou gelo. Pode ser acoplado a barcos, bóias e afins. O design é curioso e interessante, lembrando uma daquelas capsulas de mergulho dos filmes de ficção.

Worm Bench



"Com 2,70m de comprimento segmentado e de um verde brilhante, o Worm Bench (algo como banco minhoca) foi inspirado por uma visita de campo à seção de biodiversidade do Museu de História Natural de Nova york.

O banco marca o retorno a naureza, divertimento, movimento e interação remanescente dos brinquedos infantis. A configuração segue os caprichos dos usuários, seja prum papo p´roximo ou prum conforto distante..."

Pulando o blablabá dos criadores, o banco é realmente interessante. Lúdico, flexível e de visual vibrante. Bom pra áreas que precisam de mudanças de configuração rápidas. Da R+D Design