segunda-feira, 29 de maio de 2006

Ikea

Final da semana passada estava navegando pelo CAFEÍNA (o blog dos caras da Lowe) e achei uma matéria ótima sobre a Ikea, que o pessoal permitiu publicar por aqui (fiz algumas alterações, pra focar mais na área da RADAR).

Pra começar, a Ikea é uma loja de móveis e objetos que tenta combinar design bonito e funcional com preços baixos. Com filiais em metade do mundo (35 paises no total), é uma das maiores do ramo.

A diferença pra outras? A atitude. Semana passada, a Ikea lançou "três incríveis ações de marketing":

"No Japão, eles criaram uma espécie de museu ao ar livre ao longo de uma grande avenida em Ayoama. Apelidado de Ikea 4.5, a exposição contava com 14 mini-showrooms de salas e quartos no tamanho de 4.5 tatames para promover os seus móveis para espaços reduzidos. As imagens falam por si só (clique para ampliar!)."



"Já em NY, a Ikea se juntou com a Absolut para criar um outdoor homenageando a cidade. A clássica forma da garrafa de Absolut foi preenchida totalmente com móveis da Ikea, formando uma gigantesca garrafa de Absolut em forma de loft."



"Não satisfeita, a Ikea ainda queria fazer alguma coisa para reforçar o seu conceito, “Good design can make the everyday a little better”. Como mostrar este conceito? Como fazer as pessoas sentirem na pele que os pequenos detalhes podem fazer alguma diferença? Com certeza não seria através da televisão… foi então que a Ikea resolveu parar com o “Talk the Talk” e fazer alguma coisa mais palpável, que agregasse algum valor ao ambiente da cidade e tivesse alguma relevância no cotidiano das pessoas, ou seja: “Walk the Talk”:

“Hoje vai ser mais agradável esperar o ônibus…”



"Um piquenique com vista para Manhattan te aguarda."



“Uma paradinha para relaxar não vai fazer mal”



Sem dúvida ação de verdade.
Quem não gostaria de ser surpreendido assim? Como o pessoal do cafeína lembra, no Brasil algumas campanhas desse tipo já foram feitas pela Lowe (quem quiser saber mais acesse o blog!), mas ainda falta algo de peso principalmente no campo do design. Tomara que com toda essa mobilização, o design entre mais e mais em destaque, no mundo e, quem sabe, aqui também.

Nenhum comentário: