quarta-feira, 10 de maio de 2006

[Tendências] Infláveis

Formas infláveis já foram muito utilizadas na arquitetura e no design e são interessantes por vários motivos, como a facilidade de montagem de estruturas, a leveza e as características próprias do material (que absorve impactos, pode ser iluminado, é lúdico, etc...). Ficam alguns exemplos de lançamentos, referências já consagradas e literatura:


Flashbag - um Usb Flash Drive com uma micro bomba de ar interna. Conforme você vai colocando dados, ele vai inflando a embalagem externa. Mais lúdico do que útil, o projeto é do designer russo Dima Komissarov, que ainda está procurando interessados para produzí-lo.


Blowup-Speakers – um sistema de som inflável. Pode ser usado com PCs, Macs, CD Players e Stereos. O sistema propaga o som em todo a superfície inflada, com um resultado multidirecional de alta qualidade e, segundo os criadores, efeito surround. As caixas (cheias) tem 26 cm de altura e, além de muito mais chamativas do que as caixas pretas com que se está acostumado, podem ser facilmente esvaziadas para caber em qualquer gaveta ou mesmo na mala de viagem. Vêm com adaptadores diversos, cabos de força e uma bomba.


Inflate – escritório de design e arquitetura inflável consagrado que há 10 anos trabalha no ramo, já desenvolveu uma série de projetos, como (A) as esculturas de divulgação de uma campanha da Gap’s FlagShips e o (B) Smirnoff Ice Cube - um bar e casa noturna itinerante usado na divulgação da marca. Mais projetos e informações no site.


Deflate – um serviço único de criação de embalagens infláveis ou a vácuo para os mais diversos tipos de produtos: embalagens de proteção, objetos para informática, capas de cds e até mesmo baldes para vinhos. O site tem várias idéias de como design de objetos infláveis pode ser utilizado.


Livros – pra quem se interessa e quer saber mais: Blow Up – Inflatable Art, Architecture and Design, de Sean Topham e The Inflatable Moment : Pnuematics and Protest in '68, de Marc Dessauce (respectivamente R$ 62 e 48 na Livraria Cultura)

Nenhum comentário: