quarta-feira, 31 de maio de 2006

Dynamic

O designer Karim Rashid uniu-se mais uma vez à marca Melissa para a criação de um novo modelo. O Dynamic é o lançamento dessa parceria para o inverno.



Arrojado, o tênis possui linhas sinuosas e pode ser encontrado nas cores preto e branco. Custa R$ 105,00.
Karim, também conhecido como o “príncipe do plástico” já trabalhou com a marca em 2006 quando criou os modelos Melissa Karim Rashid High e Melissa Aranha Karim Rashid.



Egípcio radicado em Nova York, é formado em desenho industrial e suas criações podem ser vistas em áreas diversificadas, desde roupas a eletrodomésticos. Declarou-se surpreso quando descobriu que no Brasil uma indústria produzia calçados plásticos. “Eu não tinha idéia que existia uma empresa que trabalha com sapatos feitos de plástico a-moldável injetado, capaz de produzir tais "experimentos" para os pés. E que todas as pessoas no Brasil compram pelo menos um par desses sapatos anualmente”, revelou o designer.

Fórum de design



Em junho, o Espaço Design vai transformar Belo Horizonte na sede nacional do design. Durante 9 dias, haverá uma programação completa neste projeto único, voltado para o design e para gerar bons negócios.

Perspectivas do Brasil do Brasil no Cenário Mundial

PROGRAMAÇÃO:

DIA 20.06.2006
15h Design e Identidade Cultural
Palestrante: Dijon de Moraes - Destaque do Design Industrial
16h - Design no Brasil e no Mundo
Palestrante: Karim Rashid - Um dos maiores nomes do design mundial.



Desenvolve projetos para diversas marcas conhecidas mundialmente, como Coca-Cola, Sony, Carolina Herrera e muitas outras. Karim já realizou trabalhos que vão desde carros da Audi até uma linha de calçados para a Melissa.
17h - Mesa Redonda
Debatedores: Sandra Penna e Romeu D´Amaso de Oliveira

DIA 21.06.2006
10h - Programação Social
Visita ao CACI (por adesão)

Passarela do Design
A Passarela do Design é um corredor que traz o hamer da arte e do design de produtos, em cenário ideal para ser visto por um público exclusivo.

Galeria do Design
Renomados profissionais do design, como Elisa Pena, Geraldo Coelho, Eraldo Pinheiro, Hermes Ebaresteria, Ricardo Carvão, Ivar Siewrs, isabela Vechi, Porfírio Valadares, natascha Pena e Renato Imbriosi, apresentarão seus produtos para o público visitante.

Decorafácil
Com 11 ambientes finamente decorados por profissionais de renome, será o ponto de encontro de decoradores, arquitetos e designers.

Maiores Informações
Tel.: (31) 2103-8700

Irmãos Campana

Post rápido, só pra ilustrar o trabalho de Fernando e Humberto Campana:
quatro peças, duas do Salão Internacional do Móvel (de Milão) deste ano e duas de 2002 (todos para a Edra). Pra mostrar que o design brasileiro anda em alta.



Sofá Kaiman Jacaré: "orgânica, conceitual, bem-humorada, ultraconformtável e com look a prova de imitações, foi peça de destaque da mostra desse ano.

Aster Paposus: outro lançamento do salão deste ano, lembra um polvo.



Poltrona Sushi: lançada em 2002 com tecidos de diferentes tipos e espessuras que saem do interior de uma estrutura tubular de tecido eslástica



Poltrona Boa: outra de 2002, são 90 m de poliuretano elástico em forma tubular, revestido de veludo

terça-feira, 30 de maio de 2006

Umbra/Pratt Design Competition

A Umbra é uma das lideres mundiais em design casual e contemporâneo para a casa.
Os produtos, que vão de porta retratos a acessórios de cozinha, banho, cama, decoração e mobiliário, são vendidos em cerca de 8000 lojas em mais de 70 países. O time de designer conta com 22 pessoas de todo o mundo sob o comando de Paul Rowan.

Este ano, pela segunda vez, a Umbra promoveu uma competição de design, visando desenvolver e produzir os objetos vencedores. Ficam os premiados:

1° Young Taek Oh, com o Phantom Clock, um relógio que projeta a marcação das horas com luz e sombra.



2° Kenzan Tsutakawa-Chinn, com as Bling Lights, uma coleção de jóias emolduradas em resina.



3° A equipe do designGO (Mino Kodama, Peter Pracilio and Ian Collings), com os ganchos e apoios para porta Kablan (Splat!) e o Juicy Juicer, um espremedor!



A competição iniciou em Janeiro e os resultados foram divulgados dia 10 de Abril.
A Umbra está agora negociando com o designer para colocar os produtos em seu catálogo 2007.
Ficam as imagens pra inspirar.

Ice Cube Seatting



Pra quem não conhecia: o IceCube é uma caixa de gelo com iluminação integrada, desenhada pra atender festas sem perder o impacto visual. Produzido pela Extremis a algum tempo, agora conta com tampas que transformam o cooler em assento, em diferentes padronagens. Pra que ainda não viu tudo...
(via: Design BOT)

segunda-feira, 29 de maio de 2006

Ikea

Final da semana passada estava navegando pelo CAFEÍNA (o blog dos caras da Lowe) e achei uma matéria ótima sobre a Ikea, que o pessoal permitiu publicar por aqui (fiz algumas alterações, pra focar mais na área da RADAR).

Pra começar, a Ikea é uma loja de móveis e objetos que tenta combinar design bonito e funcional com preços baixos. Com filiais em metade do mundo (35 paises no total), é uma das maiores do ramo.

A diferença pra outras? A atitude. Semana passada, a Ikea lançou "três incríveis ações de marketing":

"No Japão, eles criaram uma espécie de museu ao ar livre ao longo de uma grande avenida em Ayoama. Apelidado de Ikea 4.5, a exposição contava com 14 mini-showrooms de salas e quartos no tamanho de 4.5 tatames para promover os seus móveis para espaços reduzidos. As imagens falam por si só (clique para ampliar!)."



"Já em NY, a Ikea se juntou com a Absolut para criar um outdoor homenageando a cidade. A clássica forma da garrafa de Absolut foi preenchida totalmente com móveis da Ikea, formando uma gigantesca garrafa de Absolut em forma de loft."



"Não satisfeita, a Ikea ainda queria fazer alguma coisa para reforçar o seu conceito, “Good design can make the everyday a little better”. Como mostrar este conceito? Como fazer as pessoas sentirem na pele que os pequenos detalhes podem fazer alguma diferença? Com certeza não seria através da televisão… foi então que a Ikea resolveu parar com o “Talk the Talk” e fazer alguma coisa mais palpável, que agregasse algum valor ao ambiente da cidade e tivesse alguma relevância no cotidiano das pessoas, ou seja: “Walk the Talk”:

“Hoje vai ser mais agradável esperar o ônibus…”



"Um piquenique com vista para Manhattan te aguarda."



“Uma paradinha para relaxar não vai fazer mal”



Sem dúvida ação de verdade.
Quem não gostaria de ser surpreendido assim? Como o pessoal do cafeína lembra, no Brasil algumas campanhas desse tipo já foram feitas pela Lowe (quem quiser saber mais acesse o blog!), mas ainda falta algo de peso principalmente no campo do design. Tomara que com toda essa mobilização, o design entre mais e mais em destaque, no mundo e, quem sabe, aqui também.

da web para as bancas


Dia 17 de maio foi lançada na Fnac, aqui em São Paulo, a Revista Zupi, que sai dos computadores direto para as melhores livrarias e revistarias do Brasil. A idéia é jogar no mercado a primeira revista brasileira de design experimental - em formato impresso, trimestral, no conceito de livros de arte.

Com uma abordagem diferenciada tanto das matérias quanto na estética do conteúdo, a revista pretende ser uma fonte de referência complementar ao site que, há 4 anos, traz notícias com atualização diária sobre o design e suas vertentes, e que tem um público fiel de mais de 12 mil pessoas por mês.Logo na primeira edição, a revista conta com a participação dos grafiteiros “Os Gêmeos”, dos designers de móveis “irmãos Campana”, da ilustradora alemã “Lulu*PlasticPirate” e muitos outros artistas. A publicação ainda presenteia os leitores com 40 páginas de “Galeria” com o melhor da ilustração e do design mundial, selecionados pelos designers Fernanda Sarmento, Gustavo Piqueira, Cassio Leitão, Clarissa Tossin e Rico Lins.

Direcionada para artistas, designers, diretores de arte, estilistas, web designers, motion designers ou qualquer pessoa que acredite na arte e na qualidade de trabalho a primeira edição vem com 88 páginas de imagem e informação.

Se São Paulo não é sua área não se preocupe, a Revista Zupi terá distribuição na melhores livrarias e bancas do Brasil, e será possível assiná-la pelo período de 1 ou 2 anos.

Preço de capa: R$ 12,00. Um pouco salgado, mas só a Galeria já vale o investimento.

sexta-feira, 26 de maio de 2006

Cozinha Giratória









A empresa alemã Compact Concepts desenvolveu um móvel que economiza espaço e preza pela versatilidade. Trata-se da Circular Kitchen, uma cozinha com 1,35m por 2,35m que tem fogão, máquina de lavar louça, filtro de água, um pequeno refrigerador, forno de microondas e armários. O que a faz diferente é que ela gira 180 graus escondendo os apetrechos. Ideal para lofts e escritórios.

é simples

Quer ler uma revista com design muito moderno e bem pensado? Procure a Revista Simples. A publicação vem tentando se firmar como A revista mais bacana destinada a quem quer saber das tendências sem perder o link com o humor e a inteligência.

O nome chega a ser irônico, dadas às complexidades do projeto gráfico e a densidade editorial que a Editora Wide busca conferir ao título. Voltada ao público jovem, entre 18 e 25 anos, de alto poder aquisitivo e prioritariamente pertencente ao ambiente universitário, a Simples ajusta seu foco e estrutura-se num calendário anual centrado na medula editorial da publicação – moda, artes visuais, cinema e música.
Eu gosto muito do projeto gráfico da revista: poucos templates e muita direção de arte. Está certo, às vezes ela peca exatamente por esse compromisso com o inusitado e fica presa na obrigação de ser moderna, mas é um risco calculado e errar também faz parte da ousadia. Procurem nas bancas. É um pouco difícil de achar, mas vale a procura.

quinta-feira, 25 de maio de 2006

Apple Glass Cube



Fotos da loja da Apple inaugurada recentemente em NY, na 5° avenida, que promete funcionar 24 por dia, 365 dias por ano (pra quem precisar de um i-pod às 4 da manhã, por exemplo).



Esta deve ser uma das maiores e mais completas lojas da marca. O visual é de uma caixa de vidro que emerge do chão e protege o acesso da loja, e promoveu comentários e especulações diversas antes da inauguração. Mais um ponto pra apple, que investiu pesado na imagem, e no conceito. A inauguração atraiu milhares de pessoas, curiosas por desvendar o que havia do lado de dentro.

quarta-feira, 24 de maio de 2006

Na parede



Problemas de espaço pra guardar a louça?
Que tal essas canecas de porcelana com design maluco e suporte apropriado para fixar na parede? (via: generate)

Zoom in



Não que tenha muito a ver com design ou arquitetura, mas não podia deixar de postar aqui: information.

Pra utilizar o site, basta usar o quadro rpa ampliar pedaços da imagem, num loop infinito.
Criativo, curioso e diferente. Pra quem gosta de fotografia.

segunda-feira, 22 de maio de 2006

Allianz Arena



A copa do mundo vem chegando, e sempre traz várias novidades e informações, principalmente do país sede. Esse ano me surpreendi um pouco com o estádio novo que a Alemanha construiu e que deve sediar uma das semifinais, além da partida inaugural. Cerca de 60.000 lugares cobertos por uma casca inflável branca com sistemas de ventilação permanentes, iluminação interna que troca a cor da superfície, 280 milhões de euros investidos e a aparência de um pneu gigante. Dos arquitetos Jacques Herzoge Pierre de Meuron, sem dúvida impressionante. Mais informações sobre o prédio na Wikipedia.

domingo, 21 de maio de 2006

Inflatable fun cube



Mais uma pra lista de infláveis: é pra piscina (mais obvio para infláveis), mas – um cubo inflável de plástico resistente, com bomba acoplada (que o deixa pronto pro uso em menos de 5 minutos) e amarras que permitem ligar vários deles em estruturas maiores. A venda na internet.

Utensilo Wall Mounted Organizer



Criado nos idos de 1970 por Dorothee Maurer Becker para a Ingo Maurer, esse organizador para a parede foi recentemente relançado pela Vitra numa tamanho maior do que jamais esteve disponível (85x67cm, profundidade 7cm). Fabricado na cores fire engine red, glossy black e pure white, pode ser usada na cozinha, banheiro, ou mesmo junto a estações de trabalho. Ótimo praquelas pessoas que adoram porta-coisas, prático porque cabe na parede.

sexta-feira, 19 de maio de 2006

Trama de vidro







Usando uma técnica que é parte vidro fundido, parte segredo, Thom Norris e Eric Markow, dois artistas americanos, criam objetos que de perto parecem ser de tecido. Cada peça exige muito planejamento e uma execução sem falhas. Eles dizem que queriam criar uma forma de arte que quando as pessoas vissem dissesem: "Isso é impossível!"

... conseguiram. Alguém consegue me explicar como isso é feito!?! É impossível!

Pebolim

Olha que legal essa mesa de pebolim... elegante, futurista e cheia de curvas.
De madeira, aço inoxidável e vidro, a Opus só é feita sob encomenda, por isso não existem duas iguais.




O dono pode escolher até os jogadores e se quiser pode ter seus amigos e parentes fazendo parte do seu time. As cabeças são moldados através de um sistema 3D que faz réplicas perfeitas através de fotografias e que depois são pintadas à mão.



É produzida pela empresa Eleven Forty que aceita encomendas de qualquer parte do mundo...
imagina quanto custa!

quinta-feira, 18 de maio de 2006

Totens na rede

Sim, finalmente a terceira foto resolve se manifestar! E o motivo do silêncio tem muita relação com design: estava reorganizando a vida depois de uma mudança drástica. Porto Alegre - São Paulo. Direto e sem escala. Motivo: depois de um ficar um mês aprendendo a fazer revistas na maior editora da América Latina, fui selecionada para ser treinee da Editora Abril.

Primeira parada: Internet Jovem/Cultura.
Missão: desenvolver um hotsite para a nova coleção da revista infantil Recreio.
Orientações: o site deveria ser muito interativo e flexível, pois o conteúdo será criado e atualizado durante 16 semanas.
Resultado: A minha idéia foi explorar a caixa do jogo, encartado com a primeira revista, para falar sobre cada elemento e simular uma mesa de trabalho para os links gerais. A mesa e os cenários (desenhados a partir das histórias dos mini-gibis que acompanham cada personagem) permitem a inclusão ilimitada de conteúdo, pois criar um elemento novo que se encaixe bem é extremamente simples. Quem quiser dar uma olhada é só clicar aqui. Por favor, comentários serão bem vindos.

A experiência está sendo fantástica. O site da Recreio recebe, em média 4 milhões de visitas por mês e trabalhar para crianças é fantástico. Elas participam, interagem e respondem ao trabalho com uma rapidez e uma disposição impressionante. E o mais legal é que eu realmente acredito na Recreio e acho que eles fazem um excelente trabalho, desenvolvendo uma revista que além dos passatempos e dos brindes, traz reportagens interessantes e atividades enriquecedora em uma época de escravização tecnológica.

Então é isso. Eu, a integrante mais calada deste blog, postarei sempre sobre estas minhas duas paixões: webdesign e design editorial.

terça-feira, 16 de maio de 2006

Curva



Difícil pensar em pagar tanto (U$1600) por uma divísória, ainda que criativa, contemporânea, e com uma assinatura de peso, mas fica a idéia. Em MDF recortado com laca colorida. Da MoxBox, a venda da 2dmodern.

segunda-feira, 15 de maio de 2006

Vivavi

Algumas mesas e bancos interessantes...



Os dois primeiros são da linha Full Slant da Rhubarb Decor e os três de baixo da coleção Hollow da Brave Space. Os tons contrastantes do bambu claro e escuro são usados para acentuar o espaço negativo desta linha.
Mais detalhes no site da Vivavi.

Pratos eróticos

Fui procurar no site do Zinoopark algum outro produto tão meigo quanto o Five Minute Candle e olha o que eu achei... pratos eróticos! Hahahahaha!





... à luz de velas





A Lumen é uma lamparina de aço inoxidável que projeta sombras decorativas em qualquer superfície. Foi criada por Adam Frank do Brooklyn. Mais informações sobre o artista aqui.



Estas velas, criadas pelo escritório & Design tem um formato perfeito para se adaptar à garrafas de vinho.



E por último a melhor... a Five Minute Candles, criada pelo escritório Zinoopark, é inspirada em uma caixa de fósforos, tem dez micro velinhas que duram cinco minutos cada... ideal para jantares românticos inesperados... e rápidos.

Double UP



Mais uma novidade do e-interiors: jogos de sofás feitos com camadas intertravadas de foam (poliuretano) - produto que vem sendo empregado em vários objetos e móveis no mercado nacional. Pode ser usado como banco ou como sofá, disponível numa ampla cartela de cores e com 2 e 3 lugares. Criado pelo "The design Laboratory". Mais detalhes no site da SturmUNDplastic .

Isle Lounge


Uma peça ícone, esse sofá gigante é largo o suficiente para abrigar várias pessoas confortavelmente. Desenhado pela Asobi, se utiliza da tecnologia mais recente no setor têxtil, e apesar de não ter porte para qualquer estar, possibilita outras possibilidades para lounge, fazendo juz ao nome. (via: e-interiors)

Aguiniga Design



Navegando aqui e ali, descobri o site dessa designer que trabalha com texteis, acessórios e móveis, usando principalmente feltro: vale a pena dar uma conferida em alguns dos produtos, sobretudo aos móveis compactos (via: design*sponge)

sábado, 13 de maio de 2006

[livros] Novidades



1000 New Designs and Where to Find Them (A 21st-Century Sourcebook Laurence King Publishin) – Trazendo o melhor do design contemporâneo para a casa, esse livro é uma coletânea de aproximadamente 1000 objetos produzidos nos últimos 5 anos, em diferentes seções: móveis, organizadores, iluminação, têxteis, carpetes e tapetes, banheiros, mesas, cozinha e eletrônicos. Cada produto traz informações sobre designers e fabricantes (incluindo Websites), uma descrição detalhada sobre materiais, técnicas e o processo de concepção, e ainda uma lista das melhores lojas de design do mundo. Trabalhos como os de Philippe Starck, Jasper Morrison, Ron Arad, Marcel Wanders, the Campana brothers, Karim Rashid, Ross Lovegrove, Tom Dixon, Michele de Lucchi e Constantin Boym são apresentados, assim como entrevistas com os 30 top designers. (352 páginas, U$ 29,95, 1000 fotos coloridas, ISBN 1856694666, a ser lançado dia 20 de junho)

História, Teoria e Prática do Design de Produtos (Bernhard E. Bürdek)Obra básica do design de produtos, é indispensável para estudantes, designers profissionais e interessados em geral, nesta versão totalmente revista e atualizada. Define a história e a orientação atual do design e transmite as bases principais da teoria e da metodologia do design. Descreve o significado crescente do design nos principais países da Europa, das Américas e da Ásia, por meio de diversos exemplos da prática e do desenvolvimento do design corporativo e estratégico atual, passando pelo design de interface/interação até o design humano. (498 páginas, R$ 119,00, ISBN 8521203756)

Phaidon Design Classics (Phaidon Press) - os 999 clássicos definitivos do design. Meticulosamente pesquisados e selecionados depois de ampla consulta com profissionais da área. Aeroplanos, bicicletas, barcos, cinzeiros, garrafas, pastas, ônibus, carros, cadeiras, calculadoras, calendários, câmeras, relógios, computadores, mesas, maçanetas, escrivaninhas, talheres, copos, helicópteros, Briefcases, Buses, Cars, Chairs, Calculators, Calendars, Cameras, Clocks, Computers, Desks, Door Handles, Flatware, Glassware, Helicopters, Lighting, Motorcycles, Pens, Pencils, Pots, Radios, Record Players, Scissors, Sewing Machines, Shelves, Sofas, Sports Equipment, Storage, Telephones, Toys, Trains, Typewriters, Utensils, Watches, Whistles, etc etc etc. Três volumes recheados de objetos consagrados. (950 páginas, U$ 111,00, ISBN 0714843997)

sexta-feira, 12 de maio de 2006

Glasscolor


Ficam dois dos lançamentos dessa marca portuguesa que trabalha o vidro com técnicas tradicionais em peças de iluminação e decoração: (A) Chocolate – cores e formas inpirados em guloseimas e (B) Twins – simetria das formas e o contraste entre transparência e opacidade. Mais novidades no site. (via: designspotter)